Diretores iniciam Plano de Desenvolvimento da Unidade
Os diretores das faculdades, institutos, escolas e campi da UFMS participaram hoje à tarde do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). Organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), o PDU vai agrupar as demandas de cada Unidade de Administração Setorial (UAS) em alinhamento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2015/2019).
“O PDU segue a mesma metodologia do PDI, o mesmo alinhamento de metas, mas foi compactado em cinco eixos temáticos para atender melhor a realidade de cada UAS”, explica o chefe da Coordenadoria de Planejamento Institucional, Homero Scapinelli. No documento, são levantados os pontos fortes e pontos fracos das unidades além de metas e estratégias para que se possa melhora-las.
O objetivo de reunir os responsáveis pelas UAS foi apresentar o novo plano, sanar possíveis dúvidas, distribuir a apostila explicativa e divulgar como será o funcionamento do PDU, como afirma a pró-Reitora da Proplan, Dulce Maria Tristão. “Nós desenvolvemos uma metodologia e a lançamos para que os diretores e suas equipes tenham um roteiro de como trabalhar em cada unidade. Nós apresentamos uma série de informações para subsidia-los e também um sistema, onde eles podem cadastrar todas as ações realizadas para atingir suas metas”.
A vice-reitora Camila Ítavo reforça o papel da comunidade acadêmica no plano de desenvolvimento. “Hoje é um momento muito especial, pois os diretores terão todo o ferramental para trabalhar com professores, técnicos e alunos para pensar quais são os rumos da sua unidade. É importante porque é lá na ponta, onde ocorrem as aulas, a formação dos nossos alunos. É toda equipe da UFMS voltada para esse planejamento de forma que a gente consiga avançar nossa Universidade cada dia mais”.
Para a diretora da Faalc (Faculdade de Artes, Letras e Comunicação), Vera Lúcia Penzo Fernandes, o PDU irá facilitar o intercâmbio de ideias entre a faculdade e a Proplan. “Nós da Faalc já temos definidas algumas ações estratégicas e agora temos a possibilidade de colocar isso no ‘papel’ para que as pessoas possam entender e visualizar melhor nossas demandas”.
“Acho que isso fortalece as ações que a gente vem adotando, especialmente com a questão da diretriz orçamentária, então justifica as ações que a reitoria vem propondo para que a gente faça uma gestão transparente e equilibrada dentro dos recursos que estão disponíveis”, ressalta a diretora do campus de Nova Andradina (CPNA), Solange Fachin.